Você já se perguntou como surgiu o seu bairro? Há quanto tempo ele existe? Se ele era muito diferente de hoje? Curioso como eu sou, estava pensando sobre isso e descobri que não sabia nada sobre o meu bairro. Pesquisei e decidi compartilhar a informação.
A nossa cidade e seus bairros estão bem diferentes do que costumavam ser. Há pouco mais de cem anos, Ouro Preto deixava de ser a capital de Minas Gerais e nascia então uma nova cidade, inteiramente planejada e construída para ser a capital do estado. Era Belo Horizonte. No local onde a cidade foi edificada, existia um pequeno arraial, o Curral del Rei (região de Venda Nova hoje em dia), que foi quase totalmente demolido. O plano da nova capital previa uma cidade dividida em três áreas: uma área central, denominada urbana; em torno desta, uma outra denominada suburbana; e uma terceira área, chamada rural. A nova capital foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897.
A partir das décadas de 1940 e 1950, o crescimento de Belo Horizonte teve um impulso cada vez maior, devido à expansão das indústrias. A área central da cidade continuava concentrando os principais serviços, como comércio e bancos. A expansão das periferias no final dos anos 1960 e a transformação do núcleo central de Venda Nova em um centro regional tomando grande importância por oferecer os serviços de comercio e banco mais próximos das periferias. Bairros e conjuntos habitacionais foram surgindo em Venda Nova durante toda a década de 1970 para abrigar as populações de baixa renda.
Em 1977 foi aprovado do loteamento do bairro Mantiqueira a partir da subdivisão de um terreno de propriedade da Mercantil e Territorial Nacional S.A. (ex-bairro Nova América). A ocupação do Mantiqueira (origem tupi que significa "gota de chuva"), é muito recente e ele também já foi conhecido pelo nome de Colônia do SESC e Favela Vila SESC. 30 anos atrás não existia saneamento básico ou pavimentação em todo o bairro. Esses e outros problemas foram se resolvendo com o passar do tempo.
Hoje é difícil encontrar lotes a venda e quando se encontra é difícil ter dinheiro para compra-los, pois o bairro está bem valorizado. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, o Mantiqueira tem 20282 habitantes representando quase 1% da população de Belo Horizonte e 6617 habitações. O acesso a saneamento básico e educação está disponível a todos, as ruas estão pavimentadas, porém, de péssima qualidade e conservação.
Gráficos IBGE- Censo 2010:
Editado por David Kevin dos Anjos.
Referências:
#Livro Histórias de bairros de Belo Horizonte : Regional Venda Nova / coordenadores, Cintia Aparecida Chagas Arreguy, Raphael Rajão Ribeiro.
Disponível em: http://www.pbh.gov.br/historia_bairros/VendaNovaCompleto.pdf
#Censo2010 IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Disponível em : http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/?nivel=st
Disponível em: http://www.pbh.gov.br/historia_bairros/VendaNovaCompleto.pdf
#Censo2010 IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Disponível em : http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/?nivel=st